Apesar de proibição da Anvisa, Comissão do Senado vota regulamentação do cigarro eletrônico

11/06/2024

Senado vota pela Regulamentação do Cigarro electrónico no Brasil.

                                                                  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar, nesta terça-feira (11), o projeto de lei que visa regular a produção, comercialização e propaganda de cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”. Se aprovado, o texto passará por outras duas comissões antes de seguir para análise na Câmara dos Deputados. 

A regulamentação dos produtos fumígenos no Brasil está sob responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em abril, a entidade atualizou a regulação dos cigarros eletrônicos, mantendo a proibição do item no país. 

A proposta, da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), define o conceito de dispositivos eletrônicos para fumar – incluindo cigarros eletrônicos – e estabelece exigências para a comercialização do produto. Entre elas estão a obrigatoriedade de laudo de avaliação toxicológica para registro na Anvisa e o cadastro na Receita Federal. 

Em justificativa, Soraya defende que apesar de proibido, o comércio de cigarros eletrônicos é uma realidade no Brasil, o que demanda uma regulamentação. 

Comente

Calendário de aulas da graduação é suspenso na Ufersa por causa da greve

11/06/2024

A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão

Ufersa recomenda uso de máscaras em locais fechados com aumento de casos de doença no RN - Foto: Divulgação                                                       Ufersa - Foto: Reprodução                                                                                                                                                                                                                                                                                               A Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte (Ufersa) decidiu suspender o calendário acadêmico dos cursos de graduação, por causa da greve dos professores iniciada nesta segunda-feira 10. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Na mesma reunião, apesar disso, o conselho decidiu pela manutenção do calendário dos cursos de pós-graduação e do calendário do internato de medicina. Com relação ao funcionamento da biblioteca, atendendo sugestão da direção do Sistema de Biblioteca da Ufersa, o funcionamento ficará restrito à sala de estudos, que passa a funcionar em horário especial: de segunda a sexta-feira, no horário das 7h da manhã às 22h e, no sábado, das 7h às 12h. 

Comente

Deputado solicita CPI para investigar compra suspeita de arroz pelo governo Lula

11/06/2024

Governo Lula

                                                                Créditos: Reprodução

 

Empresas sem histórico na venda de arroz realizaram transações suspeitas, levando o deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS) a solicitar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a compra de 263,3 mil toneladas de arroz pelo governo Lula. Entre as vencedoras do leilão está a Wisley A. de Sousa LTDA, uma loja de laticínios do Amapá, encarregada de entregar 147,3 mil toneladas do produto, em um negócio de mais de 736 milhões de reais, levantando dúvidas devido à falta de informações sobre a empresa. 

Outro caso questionável envolve um empresário de Brasília, anteriormente envolvido em subornos, representando a ASR Locação de Veículos e Máquinas. Cerca de 100 parlamentares já apoiam a CPI, que precisa de 171 assinaturas para ser instalada. Legisladores também pediram à Procuradoria-Geral da República para investigar possíveis irregularidades no processo de aquisição. A compra de arroz foi uma medida do governo federal para regular o mercado, apesar de produtores afirmarem que não há risco de desabastecimento no Brasil. 

Com informações do Contra Fatos 

Comente

“Europa se cansou da esquerda e Brasil será o próximo”, diz Bolsonaro sobre avanço da direita no Parlamento Europeu

11/06/2024

Chega de Esquerda

                                                                                      Créditos:

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (10) que os EUA e o Brasil serão os próximos a integrar a “corrente do bem” da direita. A fala se dá depois do resultado das eleições para o Parlamento Europeu, finalizadas no domingo (9.jun). 

Com a nova composição, os deputados de direita e centro-direita serão 395 do total de 720, domínio de 54,9%. É um dos resultados mais expressivos do grupo desde a fundação da União Europeia. 

“A Europa se cansou da esquerda, de países sem fronteiras, da agenda 2030, ESG, descarbonização, ideologia de gênero, libertinagens”, disse Bolsonaro em seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo ele, os “valores da família”, respeito à propriedade privada, legítimo direito à defesa e liberdade de expressão “falaram mais alto no momento certo”. 

Poder 360 

Comente

Juiz do RN declara inconstitucionais taxas da União em terrenos de marinha

11/06/2024

Taxa Não Pode ser Cobradas

                                                             Créditos:

 

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte declarou inconstitucional a cobrança de tributos da União para áreas localizadas em terrenos de marinha. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (10). 

O que aconteceu 

O juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino julgou o processo de um proprietário de imóvel que pediu a nulidade das cobranças da União. Na decisão, ele considerou que os critérios para estabelecer o terreno que pertence à União leva em conta fronteiras estabelecidas em 1831 que não tem como ser conferidos de forma correta. 

Pela legislação atual, ocupações localizadas em áreas de marinha estão sujeitas à cobrança de taxa de ocupação e de foro, arrecadados pela União. Os terrenos de marinha correspondem a uma faixa de 33 metros para dentro do continente a partir da Linha de Preamar Média (LPM), que considera as marés máximas de 1831. 

A decisão do magistrado do RN ainda pode ser contestada em instâncias superiores da Justiça. Cabe à Secretaria de Patrimônio da União gerir os terrenos de marinha — que, apesar do nome, não tem relação com a Força Armada.  Fonte Grande Ponto

Comente

Homem é assassinado a tiros na porta de casa no interior do RN

10/06/2024

Violência em Soa José de Campestre RN

                                                                         Foto: Reprodução/ Redes Sociais                                                                                                                                                                                                                                                                                     Um jovem, identificado como João Manoel Soares, de 20 anos, foi morto a tiros na porta de casa na cidade de Campestre, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, no fim de semana. Segundo a polícia, o rapaz havia se despedido da esposa e pretendia ir de moto até o centro do município. Após subir no veículo, ele foi abordado por dois homens encapuzados que chegaram atirando. O homem não teve chance de defesa e morreu antes da chegada da assistência médica no sábado (8). De acordo com a polícia, as cápsulas de pistola ficaram espalhadas pela calçada e os policiais militares chegaram ao local após o assassinato. Conforme as testemunhas, os suspeitos estavam escondidos em um térreo abandonado em frente à casa da vítima. A dupla estava encapuzada e esperou a saída do rapaz para matá-lo. Não há informações de João Manoel. 

O corpo de João Manoel foi recolhido para a sede do ITEP em Natal.  Fonte Ponta Negra News.

Comente

Criminosos são presos após invadirem restaurante na Via Costeira em Natal

10/06/2024

RN Inseguro

                                                    Policiais militares prenderam dois criminosos que haviam invadido um restaurante e fugiram pela Via Costeira, Zona Leste de Natal, na madrugada desta segunda-feira (10). Duas armas de fogo, revólveres de fabricação artesanal e munições foram apreendidas com a dupla. A polícia afirmou que os homens detidos e todo o material apreendido foram apresentados para a Central de Flagrantes. 

A ação da Polícia Militar aconteceu devido a uma parceria entre a CIPTUR e o BPCHOQUE, via acionamento do COPOM. Fonte Ponta Negra News.

Comente

Festa junina termina em tiroteio e correria em Parnamirim

10/06/2024

Festa termina com tiroteio

                                                                                                                                                                                                                                    Uma festa junina terminou em tiroteio e correria na cidade de Parnamirim na madrugada de domingo (9). De acordo com testemunhas, dois homens que iniciaram a briga no final da festa começaram a efetuar os disparos. Eles não eram conhecidos no bairro, afirmaram pessoas que estavam no evento. 

Conforme informações da polícia, após a reação de um segurança em acabar com a confusão, um veículo até o momento não identificado passou na rua e os ocupantes atiraram. Apesar do susto ninguém se feriu. 

Policiais militares do terceiro batalhão foram acionados, mas o veículo com os suspeitos não foi localizado. A festa, que acontece todos os anos, com participação também de políticos e representantes do município, é organizada por vizinhos que afirmam nunca ter acontecido algo relacionado a isso no local. 

Por Redação do Ponta Negra News, com informações de Ranilson Oliveira  

Comente

Homens invadem propriedade de vice-prefeito de Macaíba e levam carro de assessor

10/06/2024

O veículo, um Gol, foi encontrado abandonado cerca de cinco quilômetros do local do crime

Homens invadem propriedade de vice-prefeito de Macaíba e levam carro de assessor                                                          Homens invadem propriedade de vice-prefeito de Macaíba e levam carro de assessor - Foto:                                                                                                                                                                                                Homens armados invadiram, na manhã deste domingo 10, uma propriedade rural em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, e roubaram o carro do assessor do vice-prefeito da cidade. O vice-prefeito, Netinho França, estava em casa aguardando a chegada do assessor quando os suspeitos chegaram e renderam o rapaz. As imagens das câmeras de segurança registraram parte da ação e mostram o carro do assessor estacionando e, em seguida, um homem encapuzado armado se aproxima. Netinho, percebendo o movimento, acionou a polícia pelo celular, mas os criminosos conseguiram escapar levando o carro e o assessor, que foi abandonado ileso minutos depois. Ainda não se sabe qual era o objetivo dos criminosos. O veículo, um Gol, foi encontrado abandonado cerca de cinco quilômetros do local do crime. Os homens ainda não foram identificados. 

Comente

Poço Branco: Nação Azul superou expectativas e atende Chamado do Líder Edinho com mais de 2 Mil Pessoas em ato de Pré Campanha

09/06/2024

Eleições 2024

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, multidão e texto                                                                                                                                                                                                                           Ato de Pré Campanha Supera Expectativas com Mais de 2 Mil Pessoas sendo assim mostra que População atende ao chamado do seu Lider Edinho e Pré Candidatos a Vereadores como também aio Pré candidato a Vice-prefeito Mauricio Neto Todos de Parabéns pela organização Povo Feliz de nossa Querida Cidade de Poço Branco a Campanha e agora vamos pra convenção e Registro de Candidaturas sim Confirma a Eleição 2024 ao lado do Povão Poçobranquenses Obrigado Nação Azul Por Tudo.   Pode ser uma imagem de 1 pessoa, multidão e texto que diz

Comente

VÍDEO: Vítima reage a assalto e esfaqueia indivíduo na Via Costeira em Natal

09/06/2024

Insegurança Assola no RN

                                                             Créditos: Reprodução Via Certa

 

Na noite deste sábado (8), um homem tentou assaltar uma pessoa com uma faca nas proximidades dos hotéis na Via Costeira. Durante a abordagem, uma luta corporal começou, e a vítima conseguiu desarmar o assaltante, desferindo três facadas nele. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e socorreu o suspeito, levando-o ao Hospital Walfredo Gurgel. A Polícia Militar registrou a ocorrência na delegacia de flagrantes da zona sul. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Via Certa Natal (@viacertanatalrn)

Comente

Servidor do TRT morre ao sofrer acidente doméstico

09/06/2024

Acidente com Vitima

                                                                           Créditos: Reprodução

 

Morre Gustavo Maia, 56 anos, servidor do TRT e filho do anestesista Dagmar Maia, vítima de um acidente doméstico. 

Gustavo, conhecido por ser atleta e cheio de vida, deixa uma profunda sensação de perda entre amigos, colegas e familiares. 

A notícia de sua morte abalou a todos que o conheciam, destacando a importância de sua presença e o impacto de sua ausência. 

Fonte Grande Ponto. 

Comente

Poço Branco : É Hoje o lançamento da Pré Campanha dos Pré Candidatos Edinho Maurício Neto e Vereadores da Nação Azul

08/06/2024

Eleições 2024

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "ALINGUA É HOJE!! As 17 Hs o maior e verdadeiro encontro da NAÇÃO A3 ancamento EDINHO EDINHOEMAURÍCIO PRÉ- PRE-CANDIDATURA Prefeitoe Vice-Prefeito NETTO"                                                    É HOJE NO ALECRIM CLUB NAO PERCAM VOCE É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL VENHA E TRAGA TODOA SUA FAMILIA É HOJE O LANÇAMENTO DA PRÉ CAMPANHA DOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EDINHO E VICE MAURICIO NETO E DOS VEREADORES DA NAÇÃO AZUL  

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Prefeito Edinho (@prefeitoedinho)

Comente

Balança comercial do RN tem melhor maio desde 2018

08/06/2024

Entre janeiro e maio de 2024, as exportações potiguares somaram US$ 456,2 milhões; saldo comercial cresceu 160% em relação ao ano de 2023

Em maio, as exportações somaram US$ 66,9 milhões, uma alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior - Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN                                                          Em maio, as exportações somaram US$ 66,9 milhões, uma alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior - Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN                                                                                                                                                                                                                                                                      A balança comercial do Rio Grande do Norte registrou, entre janeiro e maio de 2024, o melhor desempenho desde 2018. O saldo da variação entre exportações e importações foi de US$ 249,6 milhões, o que representa uma alta de 160% em relação ao montante registrado no mesmo período do ano passado, quando o superávit foi de US$ 96 milhões. Entre janeiro e maio de 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as exportações potiguares somaram US$ 456,2 milhões, ultrapassando com folga os US$ 246,5 milhões de 2023. Já as importações atingiram US$ 206,3 milhões, superando os US$ 150,5 milhões do ano passado. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, comemorou os resultados nas operações comerciais potiguares. Ele aponta para a recuperação e o fortalecimento de áreas estratégicas, como a do petróleo, a partir da recuperação das operações petrolíferas em campos onshore (em terra). Somente em maio deste ano, os óleos combustíveis representaram 54% das vendas ao mercado exterior. “Esse aumento exportações representa um fator positivo para a economia. Somente em maio, o saldo positivo foi de US$ 16,3 milhões. Isso é muito significativo”, pontua. 

Somente em maio, as exportações somaram US$ 66,9 milhões, o que representa uma alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as importações totalizaram US$ 50,6 milhões, marcando um crescimento de 2% no mesmo comparativo anual. 

Fonte Agora RN.

Comente

Salário mínimo de R$ 2.134 entra em vigor, é o maior do Brasil e lista de CLTs que vão receber é divulgada

08/06/2024

Se Essa Moda Pegar

                                                                       Créditos: Governador Carlos Massa Ratinho Junior/Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Parte dos trabalhadores brasileiros estão no aguardo para receber um salário mínimo de R$2.134 neste mês de junho. O valor é 50% a mais do que o piso nacional e isso chama bastante atenção. 

Desde o dia 1° de abril de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o piso nacional em R$1.412. Porém, cada estado pode estabelecer o seu mínimo, que deixa de ser o piso nacional e passa a ser o piso regional. Como o próprio nome diz, vale apenas para os trabalhadores daquela região. 

De acordo com o portal do governo do estado do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto n° 4770/24. Nele, fixou os novos valores do Piso Regional, que novamente é o maior do Brasil. 

“O Paraná tem o maior salário mínimo do Brasil, o que demonstra nosso reconhecimento e valorização aos trabalhadores paranaenses. Nosso Piso Regional atende dezenas de categorias, em especial o setor de serviços, que é o que mais empresa no Estado”, disse o governador. 

Veja as faixas salariais 

Diante desse cenário, são quatro faixas salariais de pagamentos, que variam de R$1.856 até R$ 2.134, porém somente este último é até 51% maior do que o salário mínimo nacional. 

Fonte: TV Foco 

Comente

Rombo de 20 bilhões leva emissora tradicional do Brasil ao buraco e canal sai da TV após 28 anos

08/06/2024

Rombo

A geração dos anos 2000 com certeza vai se lembrar de um dos canais mais icônicos da TV brasileira, mas que acabou em falência e deixando de existir em 2011. 

Bom, estamos falando do Shoptime, onde Ciro Bottini era um dos rostos mais vistos, sendo um dos grandes comunicadores que esteve a frente do canal.  Além disso, podemo citar também Viviane Romanelli, Rodolfo Bottino (1959-2011), Monique Evans, Marcos Veras, Carlos Takeshi e Ramon Gonçalves. 

Acontece que, para quem não sabe, a falência e o fim das operações da empresa aconteceu no começo de junho e completou um mês e o apresentador afirmou que a empresa exigia que eles vendessem. 

O comunicador relatou que uma das grandes mudanças do Shoptime foi quando ele deixou de ser um canal Globosat e vendeu para a Americanas em 2021: “A cultura da empresa era bem diferente. A Americanas sempre foi carrancuda”, enfatizou ele em entrevista para a Folha de S.Paulo. 

“Tentavam fazer coisas novas a cada 90 dias e não dava certo. Tentaram colocar programas de entrevistas, mas a gente tinha que vender produto. Esse é o ponto. Parece que não entendiam e o colapso da Americanas foi inacreditável. É caso de polícia mesmo”, enfatizou Ciro, que deixou a empresa em 2020. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Morte de ator amado no Brasil na própria casa é confirmada: “Triste”

08/06/2024

Morre Ator em Sua Própria Residência

                                                                       Créditos: Reprodução

Uma notícia que chocou a todos esta semana, foi a morte de um famoso ator, sendo bastante conhecido no Brasil pela sua carreira de sucesso, pegando a todos de surpresa, e deixando o sentimento de luto e perda. 

As informações são do site “uol.com”, o qual informou nesta sexta-feira (07), que o ator Tom Bower, bastante famoso no Brasil pelos filmes “Duro de Matar 2” e “Nixon”, infelizmente morreu aos 86 anos no dia 30 de maio. 

Segundo as informações, a própria família do artista comunicou a sua morte ao site the Hollywood Reporter, afirmando que Tom faleceu enquanto dormia, na sua própria casa, em Los Angeles, nos Estados Unidos, sendo uma notícia chocante para todos os seus milhares de fãs. 

Ainda segundo as informações, Tom Bower era viúvo, com a sua esposa tendo falecido recentemente, em agosto de 2023, e deixou 2 filhos, 4 netos, o irmão e a irmã, além de uma legião de admiradores por todo o mundo. 

Fonte: TV Foco 

Comente

Vereador é afastado da presidência de Câmara no RN após dizer que ganha R$ 10 mil “com roubo, com tudo”

08/06/2024

Presidente da Camara de Vereadores é Afastado

                                                             Créditos: Reprodução

 

O vereador de Itajá José Valderi de Melo (PP) foi afastado nesta quinta-feira (6) da presidência da Câmara. A medida aconteceu após o parlamentar aparecer em um vídeo afirmando que emprega pessoas em troca de apoio político e que recebe um salário mensal de R$ 10 mil “com roubo, com tudo”. A gravação, aparentemente feita em um bar, mostra o vereador consumindo bebida alcoólica com outras pessoas e foi divulgada em redes sociais. 

A mesa diretora da Câmara de Itajá atendeu o requerimento apresentado pelos vereadores Wlisvan Gomes da Silva, Márcia Luciana de Melo Medeiros, Carlos Marcondes Matias Lopes, Geraldo Valentim dos Santos e Maxsilvan da Cunha, solicitando o afastamento do Presidente da Câmara Municipal de Itajá, vereador José Valderi de Melo, devido à investigação pelo Ministério Público. 

O vereador ficará afastado da presidência da Câmara pelo prazo de 15 dias, a contar do dia 6 de 2024, e Wlisvan Gomes da Silva, assumirá o cargo interinamente. 

No vídeo, José Valderi de Melo comenta sobre o uso de verbas do Legislativo municipal e o emprego de pessoas na Câmara. 

Fonte: Portal Grande Ponto 

Comente

Inmet publica aviso de acumulado de chuva para Natal e mais 28 cidades do RN; veja lista

08/06/2024

Chuvas no RN

                                                           Créditos: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

 

Natal e mais 28 municípios do Rio Grande do Norte estão sob aviso de acumulado de chuva. O alerta foi emitido nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e tem vigência até às 23h deste sábado (8). O aviso é de legenda amarela, que representa perigo potencial, o menor na escala de severidade. 

Durante o período, o Inmet destaca para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. 

Como instrução, o instituto recomenda à população que evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. 

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

Veja cidades listadas no aviso: 

Arês 

Baía Formosa 

Brejinho 

Canguaretama 

Ceará-Mirim 

Espírito Santo 

Extremoz 

Goianinha 

Jundiá 

Macaíba 

Maxaranguape 

Montanhas 

Monte Alegre 

Natal 

Nísia Floresta 

Nova Cruz 

Parnamirim 

Pedro Velho 

Pureza 

Rio do Fogo 

São Gonçalo do Amarante 

São José de Mipibu 

Senador Georgino Avelino 

Taipu 

Tibau do Sul 

Touros 

Várzea 

Vera Cruz 

Vila Flor 

Tribuna do Norte 

Comente

Obras de recuperação de estradas chegam à região Agreste do RN

07/06/2024

Vias estão no Lote 3 do programa, que corresponde à faixa do Litoral e Agreste potiguar

Obras de recuperação de estradas chegam à região Agreste do RN                                                               Governadora Fátima Bezerra (PT) com operários em visita ao canteiro de obras do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais; são três lotes de obras em andamento simultaneamente no RN - Foto: HUMBERTO SALES / GOVERNO DO RN                                                                                                                                                                                                                                                                                                             As vias estão no Lote 3 do programa, que corresponde à faixa do Litoral e Agreste do Rio Grande do Norte. O Lote 1, no Oeste, teve obras iniciadas em 18 de maio. Já o Lote 2, nas regiões Central e Seridó, começou na semana passada. A governadora Fátima Bezerra (PT) visitou o canteiro de obras ao lado de auxiliares da gestão. “Hoje é um dia importante para a região Agreste. Esta estrada foi construída há mais de 40 anos, mas só agora vai receber uma reforma pra valer, com recuperação dos trechos críticos, pavimentação e sinalização horizontal e vertical”, afirmou. 

As obras, divididas em três lotes, são financiadas com recursos de empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões. Ao todo, o programa de restauração de rodovias contempla 750 quilômetros de estradas nos sete distritos rodoviários do Estado. 

 

Comente