Bandidos arrombam caixa eletrônico do BB na Ribeira
19/11/2018
Caso aconteceu por volta das 4 horas

Mais um ataque a banco foi registrado em Natal. Na madrugada desta segunda-feira (19), bandidos invadiram a agência do Banco do Brasil da Ribeira, na zona Leste de Natal. Segundo a PM, os criminosos violaram um dos caixas de autoatendimento.
Ainda de acordo com informações policiais, os criminosos utilizaram equipamentos para arrombar o caixa. O caso aconteceu por volta das 4 horas. A PM não confirmou a quantidade de dinheiro roubada.
Na fuga, os suspeitos deixaram parte do material utilizado para arrombar o caixa para trás.
A polícia ainda realizou buscas, mas ninguém foi preso. Na madrugada de domingo (18), bandidos explodiram os terminais da Caixa Econômica Federal de uma galeria na Avenida Deodoro da Fonseca, na Cidade Alta, também na zona Leste da capital.Fonte Portal Noar.

Suspeito de tentativa de estupro é preso na Delegacia da Receita Federal
19/11/2018
Homem teria tentado violentar enteada, e em fuga invadiu prédio na Ribeira

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) conseguiram deter, no sábado (17), um suspeito de tentativa de estupro de uma menor, identificado como Carlos Alberto de Menezes. O suspeito em fuga invadiu o prédio da Delegacia da Receita Federal, situada na Ribeira, onde foi detido e preso pela guarnição da Ronda de Proteção à Saúde da GMN (RondaS).
Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender a ocorrência de tentativa de estupro. Ao chegar na área os agentes tiveram que conter cerca de 30 pessoas que tentavam invadir o prédio onde Carlos Alberto de Menezes se refugiava. A intenção era de linchar o suspeito. “Primeiramente fizemos a prisão do suspeito dentro da Receita Federal e pedimos apoio de mais viaturas para conter um grupo de pessoas que estava revoltado e queria espancar o detido”, contou um dos guardas.
Na abordagem, os guardas municipais encontraram em poder de Carlos Alberto uma faca que foi apreendida. O detido estava com algumas escoriações ocasionadas pela tentativa de fuga do grupo de pessoas que o perseguiram até o prédio da Receita Federal. A acusação realizada pela mãe da vítima é de que Carlos Alberto tentou estuprar a própria enteada e não conseguiu devido a mesma gritar e ser socorrida pelos irmãos.
Carlos Alberto de Menezes foi conduzido pelos guardas municipais à Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi realizado os procedimentos de prisão em flagrante delito. Na ocasião foram colhidos os depoimentos da vítima e das testemunhas. O detido vai responder criminalmente com base no artigo 217A do Código Penal Brasileiro (CPB), que tipifica o crime de ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos. Se condenado a pena é de reclusão de oito a 15 anos.Fonte Portal Noar.

Justiça condena ex-vereador de Natal por chefiar esquema de servidores fantasmas
19/11/2018
Sargento Siqueira teve direitos políticos suspensos por 20 anos

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, em processo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o ex-vereador de Natal, Edson Siqueira de Lima (conhecido como Sargento Siqueira), pela prática de improbidade administrativa, consistente na nomeação de servidores fantasmas, com apropriação dos recursos públicos; além da nomeação de assistentes parlamentares, com apropriação total ou parcial, pelo réu, da remuneração de tais servidores. Em razão das duas condenações, o ex-vereador teve os direitos políticos suspensos por 20 anos.
Na mesma sentença foram condenados os assessores Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão, José Adimilson de Araújo e Wilma Siqueira de Lima Santos de Araújo. Por outro lado, o magistrado julgou improcedente a ação judicial em relação à Ana Paula da Silva Peres e Katia Maria da Rocha, uma vez que entendeu que elas não concorreram para os esquemas ilícitos perpetrados pelos demais réus.
“O conjunto probatório, pois, é suficientemente hábil a demonstrar a prática das improbidades administrativas atribuídas aos réus, ora em apreciação, sendo inconsistente pois, asseverar que o Ministério Público não se desincumbiu de seu ônus probatório”, decidiu o juiz Bruno Montenegro, ao analisar as provas colhidas.
Os réus deverão ressarcir, “solidariamente”, os danos causados à Administração Pública, na quantia de R$ 79.203, com acréscimo de juros e correção monetária.
As acusações
O Ministério Público Estadual moveu Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o Sargento Siqueira, Ana Paula da Silva Peres, Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão, José Adimilson de Araújo, Katia Maria da Rocha e Wilma Siqueira de Lima Santos de Araújo, alegando que instaurou o Inquérito Civil nº 120/2007 para apurar a irregularidade no provimento de cargos no gabinete do ex-vereador.
Segundo o MP, a instrução do inquérito revelou que o vereador, associado aos demais acusados, “praticou diversas ilegalidades no âmbito da Câmara Municipal, em flagrante desvirtuamento e dilapidação do patrimônio público”.
Apropriação da remuneração de servidores
Uma das testemunhas do processo declarou que foi nomeado como um dos assessores parlamentares do Sargento Siqueira, cargo pelo qual receberia a remuneração de mil reais. Contudo, não chegava a receber sua remuneração, pois o parlamentar “não repassava as verbas para o pagamento do pessoal, ficando de posse das quantias”.
A testemunha apresentou seus atos de nomeação e exoneração que comprovam o exercício do cargo de assessor legislativo e garantiu que jamais recebeu nenhum valor como contraprestação, “bem como que sequer recebeu o cartão para movimentação de sua conta-corrente”. Por outro lado, a Câmara Municipal do Natal efetuou os respectivos depósitos na referida conta corrente, conforme documentos juntados ao inquérito. Como resultado do ilícito, Sargento Siqueira haveria desviado em seu favor a quantia de R$ 7.218,71.
Nomeação de assessores fantasmas
Segundo o MP, Sargento Siqueira, valendo-se de seu cargo de vereador e com o objetivo de prestar favores aos seus amigos e correligionários, nomeou assessores fantasmas para o seu gabinete, os quais, apesar de perceberem a remuneração correspectiva, não prestaram qualquer serviço à Administração. Duas das testemunhas afirmaram que receberam certa quantia do parlamentar sem nunca terem exercido quaisquer cargos junto à Câmara Municipal de Natal.
Apropriação de verbas de gabinete
O Ministério Público denunciou ainda que o Sargento Siqueira, em conluio com empresas supostamente contratadas, apropriou-se indevidamente das verbas de gabinete em benefício próprio ou de terceiro, violando os princípios regentes da Administração Pública. Neste caso, as verbas de gabinete foram movimentadas, mediante cheques emitidos para o pagamento de serviços prestados ao gabinete do ex-vereador; contudo, os créditos emitidos destinaram-se a outros favorecidos, revelando a inexistência dos serviços indicados.
Para o magistrado Bruno Montenegro, o ex-vereador, de fato, conduziu todo o ilícito com a intenção de consumar as condutas reprováveis constantes da Lei nº 8.429/92, isto porque, também, o réu promoveu a nomeação de servidores fantasmas, com apropriação dos recursos públicos. O juiz decidiu que ficou comprovado o fato ilícito, o elemento subjetivo que moveu a conduta do réu e o nexo que vincula o primeiro destes elementos ao enriquecimento ilícito evidenciado. Fonte Portal Noar.

Guamaré: Candidato a Prefeito Mozaniel faz Passeata pelas Ruas da Cidade com mais de Quatro mil Pessoas.
18/11/2018
Eleições Suplementares em Guamaré

Quando o Povo Quer é assim Mozaniel 77 em Guamaré Neste sabado Dia 17 Passeata pelas Ruas da Cidade.

O abraço da carinhoso da População nas Ruas quando o Futuro Prefeito de Guamaré Passava demostração quer a População quer Mudança com Mozaniel 77.


Candidato a Vice Prefeito e a Vereadora ao lado do Povo o tempo todo na Passeata rumo a Vitoria Dia 09 de Dezembro Mozaniel 77.


Futuro Prefeito Mozaniel 77 no meio do Povo.





Vereador Sub Carlos no Meio do Povão na Passeata pelas Ruas de Guamaré rumo a Vitoria com Mozaniel 77.

Povo comfimando a Vitoria de Mozaniel e do Povo de Guamaré 77


Sub Carlos sempre ao lado do Povo Mozaniel 77





Futuro Prefeito Mozaniel 77 ao Lado Povo em Guamaré 77.


Vereador Sub Carlos e Amigos todos ao lado do Povo Rumo a Vitoria com o Futuro Prefeito Mozaniel 77.


Mozaniel 77 falando com o Povo nas Ruas da Cidade de Guamaré Rumo a Vitoria com o Povo.

Mais de 100 aeronaves e 14 países participam de exercícios de guerra em Natal; veja fotos
18/11/2018
Esta é a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX 2018), que começa neste domingo (18) e vai até o dia 30.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/D/d/CPYdRMTraJHseQ8h5few/aviao.jpg)
Começa neste domingo (18) e vai até o dia 30, em Natal, a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) – treinamento militar organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) que simula situações de guerra moderna. Exército e Marinha também participam. Esta edição reúne mais de 100 aeronaves, alémde militares e observadores representantes de 14 nações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/k/V/zXSqzYSGi7ZtVPejui2Q/aviao-chile.jpg)
Força Aérea Chilena também participa dos exercícios — Foto: Pedro Vitorino
Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos estão presentes com militares e aviões. Já Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido e Venezuela participam como observadores. Portugal trará militares de forças especiais e, ao lado de Alemanha e França, ministrará palestras em um seminário sobre o emprego do poder aéreo em missões da Organização das Nações Unidas (ONU).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/X/D/qxwjenT7uZ4OREwtQRPQ/aviao-chile.jpg)
Reabastecedor KC-135 — Foto: Pedro Vitorino
O exercício permite que os tripulantes treinem o combate aéreo em operações combinadas, ou seja, diferentes países atuando em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/0/A/ypfqfASmCX8Z7H39sSsw/aviao-eua.jpg)
Força Aérea Americana também está presente - CRUZEX 2018 — Foto: Pedro Vitorino
“A CRUZEX permite o intercâmbio de competências operacionais. Além de estreitar os laços entre os países, possibilita agregar conhecimentos de outras nações que possuem experiências em cenários de ação conjunta”, afirma o diretor da CRUZEX, o Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/F/o/QpVMHhQ1qb5I1JgjRRCg/aviao-brasil.jpg)
Guerras convencional e não convencional
Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, sigla em inglês para Composite Air Operations, em que um cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas decolam em sequência para (em tempo e espaço limitados) realizar missões com objetivos comuns ou complementares.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/U/C/0g89B3QuKivLARlujJsQ/aviao-peru.jpg)
Peru também enviou aviões para o CRUZEX 2018 — Foto: Pedro Vitorino
Uma das novidades desta edição do exercício é o treinamento em cenários de guerra não convencional, no inglês UW scenario – sigla para Unconventional Warfare, onde o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Trata-se de situações encontradas em missões onde atua a Organização das Nações Unidas (ONU).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/l/D/UBOjRnTeKJY0ySmpv0KA/aviao-peru.jpg)
Peru também enviou aviões para o CRUZEX 2018 — Foto: Pedro Vitorino
Segundo o diretor do exercício, a importância para a FAB treinar esse cenário não convencional está na possibilidade de o Brasil enviar aeronaves para integrar missões da ONU. “Se acontecer, precisamos estar preparados”, explica o Brigadeiro Medeiros. A CRUZEX vai permitir aos brasileiros treinarem ao lado de militares estrangeiros que já realizam esse tipo de missão no contexto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai para R$ 43,5 milhões
18/11/2018
Os 85 apostadores que acertaram a quina vão receber, cada um, o prêmio de R$ 33.312,96; a quadra teve 6.551 apostas vencedoras, cada ganhador receberá R$ 617

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 2.098 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite desse sábado (17), no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.
Foram as seguintes as dezenas sorteadas: 02 – 08 – 18 – 27 – 38 – 60. Os 85 apostadores que acertaram a quina vão receber, cada um, o prêmio de R$ 33.312,96. A quadra teve 6.551 apostas vencedoras, cada ganhador receberá R$ 617,48.
Com o prêmio acumulado, o concurso 2.099, que será na quarta-feira (21), vai pagar um prêmio estimado em R$ 43,5 milhões, segundo a Caixa.
As apostas poderão ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Bandidos explodem caixas eletrônicos na Cidade Alta
18/11/2018
Ação aconteceu por volta das 3 horas

A madrugada deste domingo (18) foi de terror para moradores do bairro de Cidade Alta, na zona Leste de Natal. Bandidos explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em uma galeria de lojas na Avenida Deodoro da Fonseca.
Segundo relatos de moradores da região, a ação aconteceu por volta das 3 horas. As duas explosões destruíram os caixas e ainda lojas vizinhas ao terminal bancário. No entanto, não há confirmação se o dinheiro foi roubado.
Durante a ação, os bandidos ainda teriam fechado o trânsito na avenida e roubado um veículo que passava pelo local.
A polícia realizou buscas, mas ninguém foi preso.Fonte Portal Noar.

Litoral do RN pode ter ondas de até 2,5 metros
18/11/2018
Marinha emitiu alerta que se estende do RN ao Maranhão

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Nordeste entre Touros, no Rio Grande do Norte, e São Luís do Maranhão. Segundo o comunicado, a região pode ter onda de até 2,5 metros entre 9h de segunda-feira (19) e 22h de quinta-feira (22).
A recomendação da Capitania dos Portos é para que embarcações menores não naveguem durante o período de alerta.
Além disso, a Marinha orienta que embarcações maiores reforcem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado dos motores e de outras partes dos veículos de navegação.Fonte Portal Noar.

UTILIDADE P?BLICA (Poço Branco): SERVI?O DE MELHORIA NA REDE EL?TRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO
17/11/2018
Comunicado a População de Poço Branco.
A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na segunda-feira, 19, das 13h30 às 17h, no Povoado Lagoa do Serrote e adjacências, no município de Poço Branco.
Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.
Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.
· Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
· Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
· Telefonar para o 116.

Submarino argentino desaparecido há um ano é encontrado
17/11/2018
Encontrado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/R/3/KgydZ1QB2siSQsXHnJaQ/2017-11-17t162614z-634673914-rc12190c73e0-rtrmadp-3-argentina-submarine.jpg)
O submarino ARA San Juan, desaparecido há um ano nas águas do Oceano Atlântico, com 44 tripulantes a bordo, foi localizado, informaram neste sábado (17) o Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina.
A confirmação dos dois órgãos oficiais foi divulgada na conta da Marinha no Twitter, em mensagem que confirmou que no ponto de interesse 24, informado pela empresa norte-americana Ocean Infinity, mediante observação realizada com um veículo submarino operado remotamente, houve uma identificação positiva do ARA San Juan.
A embarcação está em uma região de cânions (espécie de rios submarinos) no Oceano Atlântico. Segundo indicou a Ocean Infítiny, o submarino estava localizado a 800 metros de profundidade, a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia, onde se tinha montado o centro de operações durante a busca.
A Armada Argentina disse também que familiares dos tripulantes desaparecidos foram informados sobre a localização do submarino antes do anúncio oficial no Twitter.
Os trabalhos de busca no oceano, nos quais diversos países participaram nos primeiros meses, se delimitou a 430 km do litoral, em torno de uma área onde várias agências internacionais assinalaram que detectaram uma explosão horas depois do desaparecimento do submarino.
Não há ainda informações sobre a operação de resgate do submarino.
A empresa americana encarregada da busca ao submarino argentino, a Ocean Infinity, havia encontrado um novo “ponto de interesse” nesta sexta-feira (16), ao localizar um objeto de aproximadamente 60 metros de comprimento.
O mais recente relatório de busca divulgado pelo corporação militar detalha que a companhia Ocean Infinity informou ontem à noite sobre esse novo contato – o número 24 da operação de busca que teve início no começo de setembro – depois de revisar imagens obtidas previamente.
A equipe ainda rastreia e investiga a área com um veículo operado por controle remoto.
Por ter encontrado o submarino, a Ocean Infinity irá receber do governo argentino US$ 7,5 milhões.
Foi no início do último mês de setembro que a empresa americana Ocean Infinity, contratada pelo governo argentino, retomou o rastreamento do leito marinho, mas também não teve sorte.
“O primeiro lugar onde eles começaram a buscar era onde ocorreu a última comunicação. Ali não estão. Nós começamos a pedir que comecem a buscar onde se escutaram os barulhos do casco”, afirmou na quinta-feira passada a irmã de Alberto Sánchez, tripulante do submarino, durante uma homenagem por ocasião do aniversário de um ano do desaparecimento.G1

Ala do PSDB defende fusão com outro partido como alternativa de sobrevivência
17/11/2018
Fusão
Após registrar em 2018 o pior desempenho eleitoral de sua história em uma eleição presidencial e perder 20 cadeiras na Câmara, o PSDB vai avaliar uma proposta de fusão com outras siglas para disputar as próximas eleições.
A iniciativa será apresentada pelo deputado federal Marcus Pestana (MG), secretário-geral do PSDB, à direção executiva da sigla. A ideia, segundo ele, é que em maio os tucanos renovem o comando partidário e em seguida iniciem o processo.
“O PSDB tem que se reinventar depois de organizar a bagunça. É insustentável essa quadro partidário pulverizado. Defendo que, após a renovação da direção, abra-se uma interlocução para um processo criativo de fusão”, disse Pestana.
Veja

Oito municípios do RN são atendidos apenas por médicos cubanos
17/11/2018
Mais Medicos
Oito cidades potiguares ficarão sem nenhum médico, após a saída dos 142 profissionais cubanos que atuam no Mais Médicos no Rio Grande do Norte. A informação é da coordenadora da comissão do programa no estado. Além de perderem os serviços, os municípios também correm risco de ficar sem repasses do governo federal para as ações de saúde. Ao todo, 489,9 mil potiguares serão afetados.
As cidades que devem ficar sem médicos são Bodó, Taboleiro Grande, Timbaúba dos Batistas, Vila Flor, que têm um profissional cada; além de Jardim de Angicos, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste e Itajá, que contam com dois médicos cubanos cada uma.
De acordo com assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde Pública, ao todo, 282 médicos estão em atividade no RN através do Programa Mais Médicos. Destes, 142 são cubanos e atuam em 67 municípios do RN.
No caso das oito cidades citadas acima, os cubanos são os únicos médicos. Com a saída deles, as equipes de enfermeiros, técnicos e agentes devem permanecer atuando nas comunidades, mas poderão ser desfeitas, caso as vagas de profissional médico não sejam preenchidas em até quatro meses.
De acordo com Ivana Fernandes, que é coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte, conforme as regras atuais, se as cidades ficarem inconsistidas (sem médico) e não conseguirem contratar profissionais em até 90 dias, terão recursos federais bloqueados.
Caso passem quatro meses sem médicos, as cidades podem ser descredenciadas do programa Saúde da Família (onde os profissionais cubanos do Mais Médicos atuam), prejudicando toda a estrutura, como o pagamento do restante das equipes e causar a suspensão completa do atendimento à população.
Ainda não há data definida para os médicos deixarem o país, mas quando isso ocorrer, começará a valer o prazo para recomposição das equipes começaria a valer. A data ainda não é confirmada. A preocupação da comissão é justamente com a dificuldade para reposição dos profissionais.
Mesmo com a previsão de abertura de editais para reocupar as vagas, a situação é de alerta para quem acompanha o programa. Conforme Ivana, os editais são abertos inicialmente para profissionais brasileiros. Quando as vagas não são preenchidas, ele passa a acatar brasileiros que têm formação em outros países e não revalidaram diplomas.
Por fim, se ainda constinuam sem ser preenchidas, as oportunidades passam a abranger médicos estrangeiros. Os cubanos entram numa quarta etapa, quando as possibilidades do edital se esgotam e entrar em vigor a cooperação que existia entre os governos brasileiro e cubano. “Eles (cubanos) vêm para locais que outros médicos não querem vir”, explica.
População afetada
Segunda maior cidade potiguar, Mossoró vai perder 14 médicos dos 66 que estão nas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Caicó, no Seridó potiguar, perderá um terço – oito dos 24 médicos que atuam na cidade. Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste, ficará sem 4 dos 12 profissionais atuais.
Ao todo, 489,9 mil potiguares deverão ser afetados pela saída de médicos cubanos do Brasil. O cálculo da comissão é feito baseado no número de médicos (representam uma equipe de estratégia) multiplicado pela quantidade (teto) de pessoas que devem ser cobertas numa área por uma equipe, que é de 3.450 pessoas.
Substituição
O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira (16) que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro.
Na última quarta (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Cuba enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013.
O governo cubano atribuiu a decisão a “declarações ameaçadoras e depreciativas” de Bolsonaro. O presidente eleito afirma que Cuba não quis aceitar condições para continuar no programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos médicos cubanos será finalizada ainda nesta sexta, durante reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
G1

Prazo para candidatos prestarem contas do segundo turno termina neste sábado (17)
17/11/2018
TRE-RN já iniciou a análise das prestações do primeiro turno.
Por G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/e/Z/6UOdxJR8ieMLjloBPGww/whatsapp-image-2018-08-16-at-13.12.45.jpeg)
Os candidatos que concorreram ao segundo turno das Eleições 2018, seus partidos ou partidos coligados, e aqueles candidatos e partidos que realizaram doações ou gastos no período entre o fim do primeiro e início do segundo turno têm até este sábado (17) para prestar contas.
No dia 6 de novembro, prazo final da prestação de contas do primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) registrou o recebimento de 400 prestações. A partir disso, a Comissão de Prestação de Contas da Justiça Eleitoral iniciou o trabalho de análise dessas contas.
A Comissão é composta por 33 servidores de diversos setores do TRE-RN, atuando de domingo a domingo, durante 10 horas diárias, numa força tarefa de verificação das contas recebidas. As atividades são divididas em três fases: diligência, parecer técnico, análise do Ministério Público e análise do relator para julgamento. Nesse primeiro momento, apenas as contas dos 35 candidatos eleitos e suplentes serão analisadas, em virtude do prazo para o encerramento desses julgamentos, que é 15 de dezembro de 2018, para que a diplomação dos eleitos ocorra no dia 19 de dezembro.
As demais contas podem ser julgadas até novembro de 2019, de modo que os candidatos e partidos que não venceram a disputa e que ainda estão inadimplentes podem realizar a prestação nesse período para evitar o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral (para candidatos) e a proibição de receber o fundo partidário, além da suspensão do registro (anotação) partidária (para partidos).
De acordo com a última atualização da Secretaria Judiciária, até o momento há um quantitativo de 109 inadimplentes em relação ao primeiro turno: 2 governadores, 3 senadores, 28 deputadores federais, 62 deputados estaduais e 14 partidos não prestaram contas à Justiça Eleitoral.

Suplementar: Justiça Eleitoral DEFERI candidaturas de Mozaniel Rodrigues & Edinho de Moacir
17/11/2018
Guamaré Eleições Suplementar

A coligação “Guamaré Merece Mais” encabeçada por Mozaniel Rodrigues Prefeito e Edinho de Moacir Vice-prefeito, teve o pedido de candidaturas deferidas pelo Justiça Eleitoral da 30ª Zona nesta quinta-feira (15), a chapa já estar apta para concorrer ao pleito suplementar que deverá acontecer no próximo dia (09) de dezembro, confira a decisão;
Fonte Blog Guamaré News.




Seleção para preencher vagas de cubanos será neste mês, diz Ministério da Saúde
17/11/2018
Governo cubano está se retirando do programa social Mais Médicos do Brasil após declarações 'ameaçadores e depreciativas' de Jair Bolsonaro

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 16, que fará ainda este mês a seleção para contratar profissionais brasileiros em substituição aos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos.
Nesta sexta, a proposta de edital para preencher 8.332 vagas deixadas pelos médicos cubanos será definida pela pasta. As medidas são pauta de reunião do governo brasileiro com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com quem é firmado convênio.
A expectativa do Ministério é que os médicos brasileiros selecionados nesta nova etapa comecem a trabalhar nos municípios imediatamente após a seleção, o que deve ocorrer ainda este ano
Uma coletiva foi agendada para o início da próxima semana. O encontro vai esclarecer detalhes do edital de seleção e da chamada para inscrições de médicos brasileiros no programa.
O governo cubano informou nesta quarta-feira, 14, que está se retirando do programa social Mais Médicos do Brasil após declarações “ameaçadores e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou mudanças “inaceitáveis” no projeto.
O programa Mais Médicos tem 18.240 profissionais – sendo 8.332 cubanos. De acordo com Cuba, seus médicos atuam em 4.058 municípios, cobrindo 73% das cidades brasileiras.
Cuba tomou a decisão de solicitar o retorno dos mais de 8 mil médicos cubanos que trabalham hoje no Brasil depois que Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas e condicionou a permanência no programa “à revalidação do diploma”, além de ter imposto “como via única a contratação individual”.
Desertores
Pelo menos 150 médicos cubanos desertores do programa federal Mais Médicos lutam na Justiça para poder clinicar no Brasil de forma independente, fora do acordo entre Brasil e Cuba, ganhando salário integral. Esse grupo de profissionais moveu ações contra o Ministério da Saúde, o governo cubano e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), segundo o advogado André de Santana Corrêa, que defende os estrangeiros.
Ele diz que, com a decisão de Cuba de sair do Mais Médicos, mais profissionais devem tentar permanecer no Brasil. “Desde ontem (anteontem), recebi muitas ligações de interessados em entrar com processo para ficar no Brasil”, afirma.
De acordo com o advogado, o principal argumento usado é o respeito ao princípio da isonomia. “Por que eles recebem um salário menor que os outros estrangeiros se fazem exatamente o mesmo trabalho que os outros médicos?”, questiona.
Do total de ações movidas por ele, cinco já tiveram liminares favoráveis aos médicos. “O problema é que quando chega nas instâncias superiores, indeferem porque sabem que causaria colapso econômico ao governo ter que pagar o salário integral a todos os médicos”, diz

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
17/11/2018
Está prevista a participação do presidente eleito no fórum de governadores do Nordeste.

O presidente eleito Jair Bolsonaro passará três dias da próxima semana em Brasília. Na agenda de compromissos, conversas com a procuradora-geral da República, Raquel Dogde e visita ao Tribunal de Contas da União (TCU), além de reuniões no gabinete de transição. Está prevista também a participação de Bolsonaro no fórum de governadores do Nordeste. O presidente eleito deverá ficar de terça-feira à quinta-feira 22 na capital federal.
Bolsonaro deverá desembarcar em Brasília na manhã de terça-feira 20, e se reunir logo cedo com o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Inicialmente, o presidente eleito anunciou que parte da CGU poderá ser absorvida pelo Ministério da Justiça. A definição está em aberto.
Também para a terça-feira estão previstas reuniões com o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, e representantes da Associação das Santas Casas do Brasil, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).
As reuniões com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, estão previstas para a tarde de terça-feira.
Na quarta-feira 21, Bolsonaro deverá se reunir com os governadores eleitos e reeleitos do Nordeste. Na semana passada, o governador do Piauí, Wellington Dias, confirmou o encontro, uma vez que, entre os governadores da região, ele foi o único que pôde comparecer ao encontro de governadores eleitos promovido em Brasília pelos futuros governadores de São Paulo, João Doria, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Há ainda a possibilidade. não confirmada oficialmente, de o presidente eleito ir para São Paulo. Bolsonaro deverá ser submetido a uma bateria de exames, no Hospital Albert Einstein, para preparar a retirada da bolsa de colostomia. A cirurgia para remoção da bolsa está prevista para 12 de dezembro.

PM apreende pistola de uso restrito e drogas no Alecrim
17/11/2018
Outros objetos também foram apreendidos pela PM

Uma ação da Polícia Militar apreendeu uma pistola de uso restrito e entorpecentes na comunidade da Guarita, no bairro do Alecrim, na noite dessa sexta-feira (16). A apreensão aconteceu em uma abordagem em frente à estação ferroviária.
De acordo com a PM, durante a aproximação policial, várias pessoas fugiram do local pulando os muros de um imóvel e por um matagal da região. Dentro da casa, os PMs encontraram várias porções de uma substância esverdeada, que poderia ser maconha.
A polícia apreendeu ainda uma pistola calibre .40, munições, dois rádios comunicadores, uma base para o rádio, celulares, três balanças de precisão, uma capa de colete balístico, além de R$ 182 em dinheiro. Fonte Portal Noar.

Imposto de Renda 2018: Receita paga 6º lote de restituições nesta sexta-feira
16/11/2018
Ao todo, serão pagos R$ 1,9 bilhão a 1.142.680 contribuintes.
Por G1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/o/1/q3ehfnRJOuEmSV1khYCA/leao-ir-banner-materia.jpg)
A Secretaria da Receita Federal paga nesta sexta-feira (16) as restituições referentes ao 6º lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas foram liberadas no último dia 9.
Ao todo, serão pagos R$ 1,9 bilhão a 1.142.680 contribuintes. Desse total, R$ 1,675 bilhão referem-se ao sexto lote do IR de 2018, que contemplará 991.153 contribuintes.
O valor das restituições é corrigido pela Selic (taxa básica de juros). A correção vai de 4,16% (correspondente a 2018) a 106,28% (correspondente a 2008)
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte também pode ligar para o número 146.
Do valor total de restituições, a Receita Federal informou que R$ 206 milhões referem-se aos contribuintes idosos, com mais de 60 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além daqueles cuja maior de renda seja o magistério.
A Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018.
Malha fina
No mês passado, a Receita Federal informou que foram notificados, por meio de cartas, cerca de 383 mil contribuintes que caíram na malha fina, para cobrar débitos no valor de R$ 300 milhões.
Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Denunciado por corrupção em Caicó é nomeado chefe na Secretaria de Obras da Prefeitura de Natal
16/11/2018
Denunciado pelo MP na operação Tubérculo, Abdon Augusto Maynard Júnior responde pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida
Por Anderson Barbosa, G1 RN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/f/3JcVANRCeEQZSFBPMd6A/dom.jpg)
Um dos denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte na 'Operação Tubérculo’, que investiga um esquema de fraudes no setor de iluminação pública do município de Caicó, na região Seridó potiguar, foi contratado pela Prefeitura de Natal. Abdon Augusto Maynard Júnior, que responde na Justiça pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa, agora é chefe da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).
A nomeação foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Município de Natal, e foi assinada pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária de Administração Adamires França.
Procurada para falar sobre a nomeação, a Prefeitura de Natal ainda não se manifestou. O G1 mandou mensagem para o advogado de Abdon Júnior, e ainda aguarda retorno.
Abdon Augusto Maynard Júnior foi exonerado do cargo de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Caicó por determinação da Justiça. Isso aconteceu no dia 4 de agosto de 2017, ainda durante a Operação Blackout, também realizada pelo Ministério Público. À época, o MP afirmou que o então secretário havia sido cooptado pela associação criminosa antes mesmo de assumir a pasta.
Operação Tubérculo
A Operação Tubérculo foi deflagrada no dia 14 de agosto deste ano e cumpriu três mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão em Caicó e Natal. Foram presos e também afastados de seus cargos o prefeito Robson de Araújo (PSDB), mais conhecido como 'Batata', e o vereador Raimundo Inácio Filho (MDB), o 'Lobão'. A operação ainda prendeu o lobista Edvaldo Pessoa de Farias, que cumpriu prisão temporária. Batata e Lobão foram soltos no dia 10 de outubro, por determinação da Justiça.
Três dias depois, o MP denunciou outras 7 pessoas por envolvimento nas fraudes. Entre elas, Abdon Júnior.
Segundo o MP, a Operação Tubérculo foi um desdobramento das operações Cidade Luz (deflagrada em julho de 2017 e que aponta um esquema criminoso na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade) e Blackout(também realizada ano passado e que apura superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó).

Primeira fase do exame da ordem da OAB acontece neste domingo
16/11/2018
No Rio Grande do Norte, farão a prova 1.548 candidatos nas cidades de Natal e de Mossoró; 1ª fase é eliminatória e composta por questões de múltipla esco

O Conselho Federal da OAB, por meio da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV), irá aplicar neste domingo, 18, a partir das 13h, no horário oficial de Brasília (DF), a 1ª fase (prova objetiva) do XXVII Exame de Ordem Unificado. No Rio Grande do Norte, devido ao horário de verão, a prova será realizada das 12h às 17h. Os portões dos locais de provas serão abertos com antecedência de uma hora.
No Rio Grande do Norte, farão a prova 1.548 candidatos, sendo 1.155 em Natal e 393 em Mossoró. O examinando deverá comparecer ao local designado munido somente de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, do Cartão de Informação (comprovante de inscrição) e do documento original com foto. O candidato terá cinco horas para fazer a prova que será composta por 80 questões de diferentes áreas de conhecimento. O gabarito preliminar será divulgado ainda no domingo, até às 22h (horário de Brasília).
A 1ª fase é eliminatória e composta por questões de múltipla escolha, que abrangem conteúdos das disciplinas do curso de Direito, como por exemplo: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.
Locais de prova:
NATAL – UNI-RN – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE – RUA PREFEITA ELIANE BARROS, 2000, TIROL.
MOSSORÓ – COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA. PRAÇA DOM JOÃO COSTA, 511, SANTO ANTÔNIO.

|
|
|
|









